Siga-nos

RECEITA DE BOLO CHIFFON DE LIMÃO COM FRAMBOESA


Ingredientes:

Bolo: 8 ovos, claras e gemas separadas, 60ml de óleo, 3 colheres de sopa de sumo de limão (espremido na hora), 1 colher de sopa de raspa do limão, 80ml de água, ½ colher de chá de cremor tártaro, 240g de açúcar, 245g de farinha , ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, ½ colher de chá de sal

Recheio (mousse de chocolate branco e limão): 100g de chocolate branco picado, 180ml de natas, 1 clara de ovo, 1 colher de sopa de açúcar, raspas de ½ limão, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 chávena de framboesas frescas

Cobertura (chantilly) e decoração: 1 pacote de natas frescas geladas, 4 colheres de sopa de açúcar, raspas de chocolate branco

(T): Comece por preparar o bolo. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de duas formas redondas de 22cm com papel vegetal (não as unte).
Numa tigela média, misture as gemas, o óleo, o sumo e as raspas do limão e a água.
Numa outra tigela bata as claras com o cremor tártaro em velocidade média até espumarem. Junte aos poucos 100g do açúcar e continue a bater até formar picos moles.
Peneire a farinha, o açúcar restante, o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande. Misture. Faça um buraco no centro e despeje dentro a mistura de gemas. Envolva bem. Junte ¼ das claras batidas e misture de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicione as claras restantes e misture delicadamente. Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo.
Tire os bolos do forno, deixe-os arrefecer completamente e desenforme-os (se necessário passe uma faca nas laterais das formas e inverta-as para soltar os bolos). Retire o papel vegetal com cuidado.

Para o recheio derreta o chocolate com 1/3 das natas em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo, junte o sumo de limão e misture bem. Reserve até que esteja à temperatura ambiente.

Bata as restantes natas com as raspas de limão em chantilly. Reserve. Numa outra tigela bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme.
Misture o merengue ao creme de chocolate branco e envolva delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha no frigorífico até a hora de usar.

Para a cobertura bata as natas com o açúcar em chantilly.

Montagem do bolo: coloque um dos bolos no prato de servir. Espalhe o recheio sobre ele e cubra com as framboesas. Coloque o segundo bolo por cima e cubra o topo e as laterais do bolo com o chantilly. Com ajuda da espátula forme pequenos picos sobre toda a cobertura. Pincele os rebordos do prato com um pouco de chantilly e polvilhe com raspas de chocolate branco até os cobrir por completo. Leve ao frigorífico até à hora de servir. 

Fonte: Figo Lampo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.